Conceito de dieta com a identificação das dietas usualmente implementadas por quem quer emagrecer, com dicas para uma dieta saudável e diagnosticando dietas prejudiciais à saúde, de modo a que cada pessoa possa encontrar a solução que mais se adapta à sua realidade.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dieta de South Beach

Criada pelo cardiologista americano Arthur Agatstone, esta dieta é muito parecida com a do Dr. Atkins, porém menos radical, e é dividida em fases.
  • Na primeira fase, um período de duas semanas, os carboidratos não são permitidos; a gordura é permitida, mas é recomendado comer carnes magras e frango sem pele, com moderação, peixes como salmão e atum podem ser bastante consumidos e deve-se dar preferência às gorduras monoinsaturadas, como o azeite de oliva, a das castanhas e amendoins. Verduras, legumes e frutas também são proibidos.
  • Na segunda fase, a dieta introduz frutas e autoriza alguns carboidratos; permite um pouco de chocolate amargo e meio-amargo ou sorvete, além de liberar os vinhos, desde que consumidos com moderação. Cuidado! Os carboidratos são essenciais para garantir a energia que nosso corpo precisa. Além disso, a ausência de fibras, presentes nos vegetais, interfere no bom funcionamento do organismo.
Assim como a dieta do Dr. Atkins, esta pode causar problemas de saúde como aumento do colesterol do sangue devido ao consumo aumentado de gorduras. O que fazer então? Os alimentos devem ser consumidos em proporções balanceadas. Se uma dieta elimina por completo um tipo de nutriente, ela não é balanceada, e a pessoa que seguí-la pode ter algum problema de saúde! Portanto, para uma dieta saudável, é preciso lembrar de algumas dicas simples, mas muito importantes:
  • Escolha sempre uma dieta rica em frutas, verduras e legumes;
  • Beba bastante água;
  • Divida sua dieta em pelo menos 4 refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, evitando pular refeições;
  • Dê preferência aos óleos vegetais (milho, canola, soja, girassol, azeite de oliva), temperos naturais (alho, cebola, orégano, cheiro-verde), margarinas cremosas, leite desnatado e carnes magras;
  • Dê preferência a preparações assadas, cozidas e grelhadas;
  • Coma devagar, mastigando bem os alimentos;
  • Evite excessos, principalmente doces, frituras em geral e o sal;
E Cuide do peso de seu corpo tendo uma alimentação equilibrada e variada, sem esquecer de reservar um tempo para relaxar e para praticar atividades físicas!
Índice dos artigos relativos a Dieta
POSTAGENS POPULARES