Conceito de dieta com a identificação das dietas usualmente implementadas por quem quer emagrecer, com dicas para uma dieta saudável e diagnosticando dietas prejudiciais à saúde, de modo a que cada pessoa possa encontrar a solução que mais se adapta à sua realidade.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dieta Alimentar

A dieta alimentar é a totalidade dos alimentos consumidos por uma pessoa. Os hábitos alimentares são decisões pessoais, de cada indivíduo, ao mesmo tempo, podem ser decididas devido à cultura em que o individuo se insere, como por exemplo, Kosher judaísmo, islamismo e Halal; os hábitos alimentares influenciados por culturas ou religiões, têm um papel fundamental na saúde de cada individuo, que na maioria das vezes, é prejudicial. Existem também as dietas alimentares tradicionais nas quais, diversificam de acordo com a existência de recursos locais, nomeadamente, peixes costeiros, em cidades ou grãos nos campos. Existem também dietas, onde o indivíduo opta pelo que mais se adequa ao seu estilo de vida, nomeadamente:
  • Brotarianismo - Uma dieta organizada primeiramente de brotos de sementes tais como, brotos de feijão, rebentos de trigo ou de brócolos, suplementada com outras comidas cruas.
  • Frutarianismo - Uma dieta organizada apenas com frutas e grãos; esta inclui também muitos sumos, assim como, nozes, legumes, tomates e beringelas; basicamente toda a parte que a planta pode reintegrar facilmente.
  • Raw foodism - Tipo de dieta onde não é permitido consumir nada que seja cozido a mais de 48º, ao ponto em que o fermento do alimento inicia a sua ausência.
  • Veganismo ( vegeterianismo radical ) - É uma dieta onde não entra nenhum tipo de carne, lacticínio, ovos, ou outro tipo de produto de origem animal, nem mesmo produtos como o mel.
  • Ovo-Vegetarianismo - É uma dieta onde se consomem vegetais e também ovos.
  • Lacto-Vegetarianismo - Dieta formada por ingestão de vegetais e lacticínios, mas não ovos.
  • Ovo-lacto-vegetaranismo - É a dieta vegetariana mais executada; Abrange vegetais, ovos e lacticínios. É uma dieta completa, mas sem existir a culpa de prejudicar um animal inocente.
  • Pesco-Vegetarianismo - Nesta dieta são consumidos apenas peixes, pois estes,não possuem sistemas nervosos complexos.
  • Pollo-Vegetarianismo - Tipo de dietas onde só se consomem vegetais e carne de frango.
  • Semi-Vegetarianismo - Dieta onde os praticantes evitam carne e lacticinios, frequentemente, mas também abrem excepções.
Índice dos artigos relativos a Dieta
POSTAGENS POPULARES