Conceito de dieta com a identificação das dietas usualmente implementadas por quem quer emagrecer, com dicas para uma dieta saudável e diagnosticando dietas prejudiciais à saúde, de modo a que cada pessoa possa encontrar a solução que mais se adapta à sua realidade.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dieta do Dr. Atkins

Criada pelo médico americano Robert Atkins na década de 70, esta dieta, diferentemente dos regimes convencionais, incentiva o consumo de alimentos ricos em proteínas (como carnes, bacon e ovos), não faz restrição de gorduras e restringe ao máximo os teores de carboidrato (como pão, batata, massas e açucares simples). Em geral, essa dieta  contém menos que 10% da ingestão diária em carboidratos, 25-35% proveniente de proteína e 55-65% de gordura. Comparada à composição de uma dieta equilibrada e saudável (45%-65% carboidratos, 10%-30% proteínas e 25-35% de lipídios) de acordo com a OMS, 2002. Vemos que se trata de uma dieta realmente revolucionária e que vai contra todos os princípios da nutrição adequada. Segundo o autor da dieta, o benefício do baixo consumo de carboidratos e da perda de peso está relacionado com a insulina, hormônio responsável pelo metabolismo.
Em linhas gerais, a idéia básica de Atkins é a de que, quando se priva o organismo de carboidratos (nutriente utilizado de imediato para produzir energia), o organismo “queimará” a gordura estocada no corpo. Cuidado! Esta dieta elimina por completo o consumo de um grupo de nutrientes: os carboidratos, o que a torna desequilibrada, uma vez que sobrecarrega outros grupos de nutrientes, como é o caso das proteínas e gorduras.
Entre outros problemas, este tipo de dieta pode causar aumento do colesterol sangüíneo, devido ao consumo excessivo de gorduras, e deficiência de vitaminas e minerais, principalmente se utilizada por um período prolongado.
Com a falta do carboidrato, o organismo produz uma substância chamada corpo cetônico que irá diminuir a sensação de fome. O alto consumo de proteínas e gordura faz que exista também um aumento do consumo de colesterol, sódio, gordura saturada e baixa ingestão de vitaminas, minerais e fibras. A baixa ingestão de cálcio, por exemplo, é bastante preocupante, principalmente, quando essa dieta é realizada por adolescentes. Além da alta ingestão de proteína sobrecarregar os rins, podendo trazer risco para problemas renais, estudos comprovam que a ingestão de alimentos com alto conteúdo de gorduras por um considerável período de tempo eleva os riscos de sofrer problemas do coração, diabetes mellitus e vários tipos de câncer.
Um elemento básico para diminuir o peso é equilibrar a ingestão calórica com o gasto, ou seja, deve haver um controlo calórico quando o objetivo for perder peso. Entretanto, a dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas e lipídios não acredita na importância do número de calorias. A idéia de que as pessoas poderiam ingerir quantas calorias quisessem e ainda assim perder peso rendeu muitas críticas ao autor, pois, se esse fato fosse verdadeiro, o exercício físico perderia sua importância, já amplamente comprovada. Uma hipótese para perda de peso é que, restringindo um grupo de alimentos, a dieta torna-se muito restrita, conduzindo a uma alimentação monótona e por vezes hipocalórica.
De fato a dieta conduz a uma importante perda ponderal, mas não necessariamente de gordura corporal, a diminuição dos ponteiros da balança pode ser conseqüência da perda de água e músculos.
Pesquisas mostram que sintomas como dores de cabeça, diarréia e fraqueza, freqüente nos seguidores da dieta, são sinais de que a dieta não é saudável à longo prazo.
Indivíduos que perderam peso com a dieta e acompanhados por um ano voltam ao peso inicial.
20 anos após o lançamento da primeira versão. O princípio é o mesmo de antes: controlar o nível de glicose no sangue, o que muda na nova dieta é que agora a ingestão de carboidrato é permitida em pequenas doses e com restrições.
Agora a dieta consta de 4 fases distintas, com o objetivo de cada pessoa descobrir o nível de consumo de carboidrato e adequar a ingestão do mesmo mantendo-o sempre muito baixo. Além da quantidade, a qualidade do carboidrato ingerido consta muito. Não são permitidos doces refinados, legumes com pouco amido e as frutas são selecionadas.
Uma alimentação com restrição de carboidrato é um fracasso, os resultados iniciais podem até animar, mas no momento em que ocorre a introdução de todos os tipos de alimentos, se ganha peso novamente.
As dietas que eliminam um determinado grupo de alimento oferecem uma alimentação monótona, sem opções e o organismo apresenta deficiências.
Índice dos artigos relativos a Dieta
POSTAGENS POPULARES