Conceito de dieta com a identificação das dietas usualmente implementadas por quem quer emagrecer, com dicas para uma dieta saudável e diagnosticando dietas prejudiciais à saúde, de modo a que cada pessoa possa encontrar a solução que mais se adapta à sua realidade.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Fatores que fazem variar a dieta diária

Actualmente, existem variados factores que conduzem a uma variação na dieta diária, nomeadamente, a idade, o sexo, a actividade profissional, a prática de actividades desportivas e alterações de peso.

Idade e sexo
Tanto o sexo como a idade são factores nos quais se pode verificar uma maior diferenciação na dieta diária.
A dieta diária é a forma de como cada indivíduo se alimenta no seu quotidiano; os jovens, os adultos e inclusive as pessoas demais idade tendem a ter uma alimentação completamente distinta.
Isto é, cada faixa etária tende a ter um estilo de alimentação diferente, e esta varia também de acordo com cada hábito alimentar de cada um. Maioria dos adolescentes tende a utilizar uma alimentação mais descuidada, recorrendo assim à comida "fast-food" e a comida onde os fritos e os doces predominam; também se pode verificar casos onde a preocupação com o físico seja o predomínio do quotidiano, isto é, existe um grande leque de indivíduos que actuam na dieta diária de uma forma muita mais cuidada e extrema. Estes indivíduos tendem a ser maioritariamente do sexo feminino e a sua alimentaçãoé pouco equilibrada, não contendo quaisquer nutrientes. A dieta diária pode ser executada sem as refeições diárias serem realizadas, sem existir uma alimentação com todos os alimentos da Pirâmide Alimentar/Roda dos Alimentos. Isto induz a uma debilitação alimentar, fazendo com que os jovens cresçam sem os alimentos necessários.
Já os indivíduos da faixa etária seguinte, considerados como adultos, tendem a ter uma alimentação mais completa ,mais rica em nutrientes, no entanto nem todos seguem as regras da Pirâmide Alimentar. Tudo varia de acordo com o estilo de vida de cada indivíduo, mas geralmente, a alimentaçãod esta faixa etária é mais cuidada, e mais saudável .A faixa etária seguinte, onde se enquadram as pessoas com uma idade mais avançada, nomeadamente os idosos, tendem a ter uma alimentação mais saudável, no geral, a implementação de sopas e de alimentos com mais nutrientes, nomeadamente, fruta, é maior. A preocupação da ingestão de mais líquidos e a execução de todas as refeições diárias é levada como a quase um ritual; normalmente as refeições realizadas, tendem a ser feitas sempre às mesmas horas.
O sexo de cada um também é um dos factores que diferencia a dieta diária.
Normalmente são as pessoas do sexo feminino que tendem a preocupar-se mais com o seu físico; a estética é uma das maiores preocupações na vida de cada pessoa, no entanto, as pessoas do sexo masculino também já se preocupam da mesma forma (e por vezes até mais) com o seu físico, e por vezes a boa alimentação  não é suficiente, e recorrem a suplementos que auxiliam a um físico mais cuidado.

Actividade profissional
Este é um dos factores que provavelmente é o mais importante na vida de cada indivíduo.
A alimentação é fundamental na vida de cada indivíduo e esta pode alterar-se de acordo com a  disponibilidade que cada um tem; certos indivíduos têm uma vida profissional muito preenchida, descuidando assim a alimentação, no entanto, outros indivíduos independentemente de terem uma profissão muito desgastante e uma vida profissional muito preenchida, comem de forma saudável, e de acordo com a pirâmide alimentar, no entanto, varia de pessoa para pessoa. Os estudantes recorrem normalmente às cantinas da escola, levando a uma alimentação mais equilibrada, no entanto nem todos os jovens têm os mesmos hábitos, pois existem jovens que utilizam comida fast-food. Cada pessoa tem uma alimentação diferente não só pela preferência dos tipos de comida, mas também pelo tempo que este tem para se alimentar.

Actividade desportiva
Este factor é também fundamental para uma vida saudável; uma vida saudável não reside só no factor de uma dieta diária. A execução de exercício físico auxilia os indivíduos a afastarem-se do sedentarismo.
Muitos indivíduos embora executem actividades físicas e desportivas, continuam com uma alimentação incorrecta, no entanto, existem pessoas que ao juntarem a actividade física no seu quotidiano, alteram a sua dieta diária, pois, a execução de exercício físico sem uma dieta diária equilibrada, fará com que não se cumpram objectivos e não se vejam melhorias. Portanto, a actividade desportiva geralmente, altera a dieta diária de cada indivíduo.

Alteração de peso
Um indivíduo que mantenha uma alimentação baseada em comida fast-food, em fritos e doces, tem uma alteração de peso, isto é ,engorda de acordo com osa limentos que consome. O mesmo acontece quando um indivíduo se alimenta apenas de verduras, leguminosas, onde predominam os cozidos e os grelhados, mas neste caso, o peso diminui; o indivíduo tende a emagrecer. Cada caso é um caso, e normalmente, quando um indivíduo se sente mal como seu peso, se tem peso a mais ou a menos, tende logo a alterar a sua dieta diária, a alterar o que consome, de forma a alterar o seu aspecto. A dieta diária é o factor que mais afecta a alteração de peso de cada indivíduo isto e a execução de exercício físico.
Índice dos artigos relativos a Dieta
POSTAGENS POPULARES