Conceito de dieta com a identificação das dietas usualmente implementadas por quem quer emagrecer, com dicas para uma dieta saudável e diagnosticando dietas prejudiciais à saúde, de modo a que cada pessoa possa encontrar a solução que mais se adapta à sua realidade.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dieta ideal

Resultados rápidos nem sempre significam resultados duradouros e saudáveis.
Existe uma quantidade crescente de dietas que variam de acordo com a criatividade de seus idealizadores: dietas das proteínas, dieta da USP, dieta da sopa, dieta da fruta, dieta do glúten, dieta do índice glicêmico, dieta do tipo sangüíneo, dentre outras. Como podemos saber qual a dieta adequada? Qual proporciona maior redução de peso? Qual é mais saudável?
Na verdade, qualquer alteração alimentar, que proporcione redução calórica irá provocar o efeito de perda de peso pelo menos no início. Quando se restringe a quantidade de calorias fornecidas pela alimentação, o corpo busca energia em suas reservas de gordura e de massa muscular.
Quando essa restrição é muito grande, a quantidade de energia fornecida é insuficiente para a recuperação muscular, o que causa perda de massa magra. Tanto a perda de gordura quanto a de músculos promove diminuição do peso total. No entanto o músculo é um tecido mais ativo que a gordura e sua perda provoca desaceleração do metabolismo, ou seja, diminuição do gasto calórico por dia.
Portanto quanto mais músculos se perde, menos energia se gasta e mais difícil será continuar com a perda de gordura. Assim a dieta ideal é aquela que o indivíduo consegue se adaptar, perder gordura e preservar a massa muscular e a saúde.
Índice dos artigos relativos a Dieta
POSTAGENS POPULARES